Com o desenvolvimento de novas tecnologias, há a sempre a necessidade do uso delas para criar novas alternativas. Por exemplo: a cura para determinadas doenças, vacinas, o lançamento de um novo Iphone, tudo isso é reflexo de como avançamos.
Mesmo sendo imperceptíveis, as décadas mostram diferente e hoje, temos o momento de presenciar a história sendo criada. Um novo meio de se relacionar com as máquinas pretende se instalar, mas ainda há um grande desafio pela frente.
Para ajudar você a descomplicar esse assunto, reunimos um guia completo de como está o andamento do Metaverso, confira!
O que é Metaverso?
Imagine criar um novo planeta igual o nosso para ter uma nova vida. Em síntese, esse é o propósito do Metaverso. Isso acontece porque vivemos em uma era em que a tecnologia está presente em quase tudo na nossa vida. Desde um simples pagamento, até a gestão internacional de voos para evitar colisões.
Assim, o Metaverso pretende estender os efeitos da tecnologia para que se possa viver dentro da internet. Entretanto, há um longo caminho a ser travado. O primeiro deles é a criação da tecnologia para conseguir escalar e colocar em prática tudo que está sendo pretendido.
O segundo, popularizar o acesso a tecnologia para a população que irá utilizar a solução, caso contrário, todo o investimento pode ser desperdiçado se não tiver usuários.
Como o Metaverso funciona?
Mais do que apenas uma tecnologia envolvida, o Metaverso é uma filosofia que caminhamos para aplicar no nosso mundo. Um novo jeito de se relacionar com o ambiente digital a partir do físico.
E com as ferramentas que ainda precisam ser desenvolvidas para realizar essa mudança, será possível ter uma experiência em 3 dimensões de um mundo que o usuário tem total controle.
Por ser uma área relativamente nova no desenvolvimento humano, não dá para saber o real impacto que teremos em nossas vidas.
Isso porque entra na curva exponencial da criação de soluções, como o celular que hoje consegue ter diversas funções em um mesmo ambiente, as pessoas do passado que viram o telefone fixo pela primeira vez dificilmente conseguiriam imaginar esse potencial.
Quais as principais áreas de impacto?
O principal ponto que apoia o desenvolvimento do Metaverso é a Economia, ela é a porta de entrada para que outros setores e áreas possam aproveitar da ferramenta e ainda serem bem recompensados por isso.
Em seguida, o entretenimento tem um grande meio de conquistar ainda mais pessoas com outros formatos. Permitindo a criação de empregos e gerando uma renda que não existia antes.
E, criando o Metaverso, o que está na vida real não deixa de existir, mas começa a ter uma simbiose com o mundo virtual. Da mesma forma que o ebook não acabou com os livros, o Metaverso pode não acabar com a realidade.
Quais empresas já estão no Metaverso?
Conhecer exemplos de investimentos no Metaverso mostram como está a cada dia sendo levado a sério por grandes empresas, sendo um passo para que seus frutos sejam colhidos pela população em geral.
Entre as principais podemos citar:
- Tinder: Com uma missão bilionária de criar um ambiente virtual em que conversas reais possam ser feitas em tempo real, o Tinder é estender os serviços que já faz para que as pessoas realmente estejam imersas nele.
- Nike: Nikeland pretende ser um local para reunir usuários da empresa de todas as faixas etárias para que usem seus produtos de forma virtual;
- Disney: Sua principal missão é adaptar o mundo real ao virtual, de forma que conversem e sejam juntos uma ferramenta para oferecer melhores soluções para o público;
- Adidas: Em parceria com o The Sandbox, a Adidas não quer ficar atrás do mercado e pretende lançar muito da sua marca nesse mundo;
- Budweiser: Muito mais do que apenas cerveja, a Budweiser pretende criar NFT e uma série de outros componentes da sua história tudo num mesmo lugar;
- Microsoft: Começando a trabalhar a sua ferramenta de videoconferência Teams, já é possível criar avatares que podem te representar mesmo sem você precisar abrir a câmera;
- NVIDIA: O Omniverse Avatar será um projeto para as pessoas interagirem a partir de avatares criados por inteligência artificial.
O que falta para a eficácia total do Metaverso?
Por ser dependente de uma conexão à internet com grande velocidade, o 5g é uma tecnologia que já existe e opera já em países desenvolvidos. O grande problema está nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimentos que não conseguem acompanhar o mesmo ritmo de implantação.
Desse modo, surgiu um debate nos últimos anos sobre a democratização da internet até para as regiões mais remotas do mundo.
Há pontos negativos?
Como nada na vida é perfeito, o Metaverso recebe críticas principalmente relacionado a:
- Centralização da tecnologia: Para conseguir criar uma plataforma de gerenciamento de um grande número de usuários é preciso ter um grande capital para investir, o grande problema é que as grandes empresas começam a monopolizar isto.
- “Tráfico” de dados: As empresas que possuem mais informações sobre as pessoas na atualidade conseguem se tornar uma ferramenta de interligação de vendedores e compradores, lucrando milhões de dólares.
- Falta de legislação: Quando um assunto é novo no campo jurídico, fica difícil separar o que é crime e o que não é, sobrando as pessoas tirarem a sorte de não terem qualquer bem lesado.
Este é um tripé e podem surgir muitos outros com o avanço do Metaverso,
Conclusão
Imagine daqui alguns anos, onde podemos estar com essa ferramenta, quem sabe, até lá, esse blog esteja disponível para você ler no seu próprio mundo virtual e escolher o ambiente perfeito para a leitura.
Apesar do grande trabalho a ser feito para colocar em prática, uma coisa é certa, vamos aprender muito sobre o que realmente é e o que não é uma tecnologia. E, vamos progredindo, com sucessos e fracassos, o importante é sempre resultar algo novo com o que absorvemos.
Agora que você já sabe tudo sobre o Metaverso, compartilhe para a sua rede de contatos nas redes sociais o link para o nosso artigo.