O Natal é uma época de união entre entes queridos, sendo acompanhada de momentos significativos e especiais. Porém, você já parou para pensar sobre o que é o Natal e o que ele representa?
Juntos, vamos descobrir o verdadeiro significado dessa celebração, que é adorada por muitos. Continue lendo o nosso guia!
O que significa a palavra Natal?
Quando ouvimos a palavra “Natal”, logo pensamos na magia e nas maravilhas associadas à essa celebração. Mas, afinal, o que esse termo significa?
“Natal” tem suas raízes entrelaçadas à palavra “Natalis”, que vem do latim e quer dizer “nascimento”. Então, o Natal é, em sua essência, a celebração do nascimento de Jesus Cristo, sendo também um momento em que as pessoas ao redor do mundo se unem para celebrar a vida e compartilhar alegria, amor e generosidade.
Além disso, a época natalina se relaciona à ideia de renascimento e renovação, simbolizando novas oportunidades e bênçãos para todos.
Qual a origem do Natal?
Não há como provar de forma definitiva as origens dessa celebração, mas existem evidências que apontam que o Natal foi originado durante festivais pagãos na época do Império Romano.
Um deles homenageava Mitra, deus da luz, no dia 25 de dezembro, celebrando também o solstício de inverno e a mudança das estações do ano.
Foi entre os séculos II d.C a IV d.C que o Natal passou a ser celebrado como uma tradição cristã, festejando o nascimento de Jesus Cristo. Mas o dia 25 de dezembro foi escolhido para comemorar essa data somente por volta de 354 d.C.
Qual o significado do Natal para os cristãos?
Para o cristianismo, o Natal é uma das datas mais importantes, pois celebra o nascimento de Jesus Cristo. Segundo os cristãos, o momento natalino é tempo de reflexão, gratidão e alegria.
Nessa data, esses religiosos também destacam a importância da união da família, enfatizando o amor ao próximo e a compaixão durante o Natal.
Hoje em dia, o Natal tem peso comercial
Não dá para ignorar que o Natal também se tornou uma data comercial, com pessoas buscando por presentes que vão agradar seus entes queridos em lojas de shoppings, centros comerciais ou no comércio online.
Sendo assim, é importante relembrar que esse período vai além dos presentes natalinos, considerando os sentimentos ligados ao Natal, como alegria, paz, harmonia e solidariedade com o próximo.
Para outras religiões, Natal é mais do que presentes
As pessoas muçulmanas, budistas e judias não celebram o Natal. Mas isso não quer dizer que os valores incentivados dentro dessa comemoração não podem ser compartilhados com outras religiões.
A compaixão, o amor, a felicidade e a paz transcendem barreiras, irradiando esperança e novos começos a serem vividos durante o próximo ano.
Quais são as maiores tradições do Natal?
O Natal é uma época repleta de tradições encantadoras e saber o significado delas pode tornar essa celebração ainda mais especial.
Dê uma olhada nos costumes natalinos mais famosos:
A árvore de Natal
Uma das tradições mais icônicas, a decoração da árvore de Natal coloca a família toda para trabalhar, permitindo que os galhos da árvore sejam decorados com ornamentos especiais, luzes brilhantes e estrelas deslumbrantes.
O presépio
Representando a cena do nascimento de Jesus em um estábulo em Belém, o presépio destaca o verdadeiro significado do Natal. Existem vários modelos dessa decoração, contendo figuras que retratam o menino Jesus, Maria, José, os Três Reis Magos e animais, como ovelhas e vacas.
A ceia de Natal
Esse banquete especial se torna ainda mais memorável com a presença de entes queridos, que se reúnem para aproveitar refeições deliciosas, que contém pratos tradicionais, como panetones, salpicão, peru, entre outros.
A troca de presentes
Essa tradição é esperada por muitos adultos e crianças, sendo um momento de generosidade e carinho, que simboliza o espírito de dar e receber.
As canções natalinas
Você, com certeza, já deve ter cantado “Jingle Bells” ou “Noite Feliz” em algum Natal. Essas canções são clássicas e enchem esse período com ainda mais alegria.
Como é o Natal em outros países?
O Natal é uma festividade global e muitos países apresentam formas diferentes de celebrá-la.
Veja abaixo como o Natal é celebrado em algumas nações:
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, a ceia de Natal acontece no dia 25 de dezembro, sendo comum que as pessoas vistam suéteres natalinos divertidos. Os presentes, para a alegria das crianças, são abertos durante a manhã.
Algumas opções de alimentos nesse período, além do tradicional peru, são a gemada, que pode conter álcool, e os famosos biscoitinhos de gengibre.
Austrália
O Natal na Austrália acontece durante o verão e muitos australianos celebram esse evento ao ar livre, usando roupas mais leves (até o papai Noel se rende aos shorts e ao surf!).
Nas ceias natalinas australianas, o alimento mais consumido é os frutos do mar, como camarões.
Japão
No Japão, o Natal só passou a ser comemorado a partir de 1980, sendo uma data mais comercial (as religiões mais predominantes lá são o xintoísmo e o budismo). A cor azul é encontrada em diversas decorações, pois ela representa a pureza, a calma e a estabilidade.
Nesse país, o dia 25 de dezembro não é feriado e a ceia acontece à noite, após as pessoas chegarem do trabalho. Alguns dos pratos servidos nesse momento são o kara-age, feito com pedaços de frango sem ossos, e sobremesas à base de morango, como o kurisumasu keeki.
Itália
O Natal italiano começa no dia 08 de dezembro e continua até a Epifania, em 06 de janeiro de 2024. Os mercados na Itália se abastecem de boas opções de presentes e contam com uma experiência gastronômica que surpreende turistas e nativos.
Em algumas cidades, artesãos constroem presépios nas ruas, que também são decoradas com luzes cintilantes.
Entre os principais pratos natalinos na Itália, os mais tradicionais são o pandoro, um pão doce que tem sabor de baunilha e tem raspas de limão ou laranja; o famoso panettone; vitelo assado; etc.
África do Sul
Nesse país, o clima quente possibilita que o Natal seja comemorado ao ar livre. Dessa forma, as pessoas sul-africanas visitam as praias, desfrutam de churrascos (braai) e participam de brincadeiras em seus quintais, além de comparecem em serviços religiosos.
A manhã do dia 25 de dezembro começa com a troca de presentes e, na ceia natalina, são servidos pratos como carnes assadas, arroz amarelo, uvas-passas, legumes e sobremesas, como o Malva Pudding (pudim com textura esponjosa que contém calda de damasco).
Bahamas
Muitos carnavais e festivais marcam a comemoração do Natal nas Bahamas, que também apresentam tradições como a troca de presentes, a ceia natalina e o envio de cartões de Natal.
Uma ceia de Natal típica desse país contém presunto coberto com glacê de abacaxi e cerejas marrasquinos, peru, frutos do mar, salada de caranguejo, arroz com ervilhas, entre outras opções.
Argentina
O Natal é uma das celebrações mais importantes para os argentinos, que se preparam para assistir espetáculos de Natal no Teatro Colón, fazer compras de departamentos e se encantar com a exibição de fogos de artifício em Buenos Aires.
A ceia natalina na Argentina é constituída por refeições como Vitel Toné (peceto com molho de atum, anchovas e alcaparras com maionese), leitão assado, tábuas de frios, salada de frutas e Pan Dulce (o panetone argentino), etc.
Conclusão
Ao descobrirmos as interpretações mais profundas sobre o Natal, percebemos que essa celebração é mais do que uma festa repleta de luzes chamativas e presentes interessantes.
O Natal, na verdade, tem suas origens associadas a diversas culturas, sendo celebrado em vários países que compartilham seus valores de harmonia, renovação e paz.