Nos dias atuais, não só no Brasil como em todo mundo, existem pessoas com muitas dificuldades para pagar as suas dívidas. Caso você esteja neste grupo de pessoas e tenha dívidas com a Caixa Econômica Federal, iremos te ajudar. Vamos te ensinar a maneira mais simples de renegociar as suas dívidas com a Caixa e deixar seu nome bem limpinho!

Porém, antes de mais nada, você sabe a importância de renegociar suas dívidas? Caso não saiba, vamos te contar!

Vantagens de renegociar as dívidas

Primeiramente, além dos prejuízos financeiros, devemos levar em consideração o estresse gerado pelo acúmulo de dívidas. Afinal, ninguém consegue ficar tranquilo com milhares de cobranças todos os dias, né? Levando em conta a sua saúde mental, renegociar as dívidas é muito importante.

Além disso, quando você não consegue pagar as contas em dia, acaba ficando inadimplente. Isto é, o seu nome fica “sujo na praça”, como diz o dito popular. O que prejudica consideravelmente as chances de você conseguir crédito, se assim precisar. Haja vista os bancos analisam o seu histórico de crédito antes mesmo de fornecer algum serviço financeiro que você possa ter solicitado.

Um outro ponto que devemos levar em consideração são os juros e as taxas que podem surgir decorrentes da dívida. Ou seja, enquanto as suas contas não forem pagas em sua totalidade, os juros vão “correndo”. O que pode facilitar para que a dívida se torne uma grande bola de neve ainda mais difícil de resolver.

Conforme citamos acima, todas as suas transações financeiras ficam registradas em um histórico de crédito. Desta forma, esse histórico de crédito contém todas as informações sobre o seu passado financeiro. Quais dívidas adquiriu, se pagou em dia suas faturas e boletos e etc.

Ao ter alguma dívida pendente em qualquer banco, a informação estará lá de maneira pública. O que pode prejudicar o seu relacionamento com qualquer banco, não se restringindo apenas àquele em que você está devendo.

Mas não precisa se desesperar, estamos aqui para te ajudar e é isso que vamos fazer. Vamos te mostrar como você pode renegociar as suas dívidas com a Caixa Econômica para que assim você consiga se organizar e se planejar melhor financeiramente.

Além de também poder contar com uma relação melhor com as instituições financeiras. Afinal, se você paga as suas contas em dia, todos os bancos terão interesse em ter você como cliente!

Como renegociar dívida com a Caixa Econômica

Vamos ao passo a passo bem simples? Seguindo esse tutorial, você conseguirá resolver o seu problema de uma vez só. Assim pode respirar muito mais tranquilo e se sentir confiável para pedir serviços financeiros na instituição que você escolher.

No entanto, não existe outra maneira que não seja entrar em contato com o banco primeiramente. Por isso, basta seguir os passos que listamos abaixo. Sem mais delongas, vamos lá?

Entre em contato com a Caixa Econômica Federal

Esse indiscutivelmente deve ser o primeiro passo a ser tomado. Saiba que apenas em contato com a Caixa você conseguirá resolver os seus problemas. Mas fique tranquilo. Em geral, existem diversas formas de entrar em contato com o Banco. Primeiramente, você deve se preocupar em escolher o meio de contato mais adequado para você.

Se você é do tipo de pessoa que prefere resolver as coisas pessoalmente, a dica é que você se dirija até a agência mais próxima. O ponto positivo é que a Caixa conta com muitas agências espalhadas por todo o País, assim fica mais fácil encontrar uma!

Mas caso você prefira a comodidade de resolver seus problemas via telefone ou chat online, também existe essa opção. Depois de escolher o contato mais adequado, basta explicar a sua situação ao agente que te atender. Assim ele conseguirá entender melhor o seu problema e te auxiliar. Aí é a hora do próximo passo!

Proposta de negociação

Depois de apresentar a sua situação, você poderá apresentar uma proposta de negociação. Isto é, tendo em mente quais serão as melhores condições para pagamento, você pode apresentar a melhor maneira de pagamento da dívida.

Assim você conseguirá deixar claro qual o valor da parcela ideal, quais juros podem estar inclusos e até mesmo qual o prazo mais confortável para você. Além disso, você também poderá pedir um prazo de carência. Isto é, um tempinho extra antes de começar a pagar as parcelas!

Negocie com o banco

Apresentou a proposta de pagamento? Ótimo! O banco irá avaliar a sua proposta e retornar a você. Caso aceitem, você poderá começar a pagar. Caso não, a Caixa irá te apresentar uma contraproposta. Isto é, tendo em mente o que você sugeriu, o banco irá adequar a proposta e você pode escolher aceitar ou não.

Caso não aceite, a negociação deverá se estender até que as duas partes cheguem em consenso. Afinal, neste tipo de acordo é necessário que tanto você quanto a Caixa Econômica estejam satisfeitos com o acordo, não é mesmo?

Formalize o acordo

Após ter chegado a um acordo, é hora de formalizar. Saiba que todo o processo de renegociação será bem documentado para que as duas partes saibam exatamente o que foi acordado. Assim sendo, será gerado um contrato onde deverá constar todas as condições de pagamento, juros, prazos e etc. Leia com atenção e assine o documento.

Cumpra as condições acordadas

Agora é a hora em que você deve se preocupar apenas em pagar as parcelas em dia. Sendo assim, anote tudo e não se esqueça do que foi acordado entre você e o banco. Pois nesse momento queremos evitar os juros no caso de parcelas não pagas, né? Mas caso você não consiga dar conta das parcelas, evite o atraso e entre em contato com a Caixa para verificar a possibilidade de negociar de novo.

Por fim, como você pode reparar, o processo de renegociar as suas dívidas é bem simples! Assim a Caixa busca facilitar todo o processo para que você fique com o seu nome limpo e tenha ainda mais oportunidades de crédito disponíveis. Vamos negociar com a Caixa?